EspeciaisReflexões

Quarto poder: mídia oficial ou mídia social

É notório que a imprensa “oficial” exerce papel fundamental na disseminação de informações e conteúdo que consideramos comumente relevantes. O aspecto motivador da mudança, contudo, veio com o crescimento das redes sociais que passaram a proporcionar liberdade dos “meios de produção”.

TODOS SÃO A IMPRENSA

Embora as mídias tradicionais tentem acompanhar a predominância da internet na vida da população, tal visão se tornou extremamente tardia, levando até a extinção de alguns veículos de comunicação que com o tempo se tornaram obsoleto.

É a velha história detalhada no livro “Quem roubou meu queijo?”. Tal conto relata que o ser humano se acostuma, com determinada facilidade, a buscar seu sustento todo dia da mesma forma.

A analogia é produzida através de um roedor que procurava seu queijo todo dia no mesmo lugar, sendo que o personagem se assusta quando não o encontra. Contudo o rato poderia prever tal mudança se apenas analisasse os aspectos lógico racionais presentes.

A NOTÍCIA INSTANTÂNEA

Embora alguns ainda aguardem as 19:30, os jornais passaram de grades fixas para a instantaneidade de uma live. O incidente que ocorre perto de casa já está ao vivo nas redes sociais.

A análise que é reverberada pela imprensa minutos depois serve apenas para chancelamento ou crucificação da opinião divulgada nos micro blogs, entretanto tal opinião não possui mais preponderância.

Diversos casos que ocorrem no erro da prestação da informação são questionados imediatamente após a sua exposição em tais veículos. Todos são imprensa.

Os veículos de comunicação exerciam checagem e rechecagem da informação, entretanto hoje propagam as tais “fake news” – notícias falsas.

Um dos casos mais recentes foi a menção de uma informação propagada em perfil falso em pleno Jornal Nacional, veja:

QUARTO PODER: MÍDIA OFICIAL OU MÍDIA SOCIAL

É uma tarefa difícil definir quem é o quarto poder da era pós-moderna. Entretanto saibamos que ambos exercem forças e contrapesos entre si, com a internet e mídias sociais em uma queda de braço onde essa parece ganhar daquela.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com