Reflexões

Alunos que são encorajados a refletir sobre o aprendizado tendem a obter melhores resultados

Ajudar estudantes a refletir sobre o que pensam é um bom caminho para a melhoria do nível de conhecimento.

Refletir sobre aquilo que se sabe é uma das mais importantes habilidades que possuímos, mas tal profusão não é tão simples como soa. Somos acostumados a acreditar fielmente em nossas convicções sem ao menos nos questionar e nos blindar dos questionamentos internos.

De acordo com Regan A. Gurung “refletir sobre o que pensamos e como pensamos pode contribuir para a evolução do pensamento”. Gurung, que possui pós-doutorado na universidade de Winsconsin/EUA, revela que possuímos um guarda-chuvas mental que encobre o termo metacognição.

A metacognição é definida como conhecimento e a reflexão sobre o processo de aprendizagem, consiste em conhecer as tarefas, os requerimentos, estabelecendo objetivos, elaborando estratégias e refletindo sobre a estratégia utilizada para aprender.

Alunos que se preocupam em refletir sobre o processo de aprendizagem possuem condições para evoluir melhor e de forma mais rápida. As pesquisas demonstraram que os alunos engajados em monitorar suas atividades e processo de aprendizagem tiveram melhor performance.

Baseado em artigo do ideaedu.org.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com