Reflexões

O esporte como vetor de Responsabilidade Social, por Richard Neves

Publicação acadêmica

A Responsabilidade Social é uma atividade importante para a sociedade em geral. Quando se trata desse assunto, que é de suma importância, pensa-se no trabalho que as empresas ou instituições executam com seus empregados e servidores, como o incentivo ao voluntariado e a prática da sustentabilidade.

Um exemplo, clássico é o “adote o seu copo”, atitude que evita tanto o desperdício de recursos financeiros e, principalmente, promove o menor impacto ao meio ambiente.

As instituições públicas realizam campanhas anuais, para a aplicação de recursos públicos para manter projetos sociais que atendem crianças de famílias da baixa renda, penas pecuniárias para cursos profissionalizantes, escolinhas de futebol etc.

A Responsabilidade Social pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo específico, agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel na sociedade e à prestação de contas para com ela.[…] Assim, numa visão expandida,

Responsabilidade Social é toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade”. (Ashley, 2002, p. 6)Mas, com relação ao esporte em geral, a Responsabilidade Social deve ser bem aplicada.

Em Porto Velho – RO, por exemplo, diversas modalidades de esportes como o futebol, o basquete, vôlei e outros são praticadas com regularidade em lugares públicos. Porém, muito tem se falado em propostas por parte do próprio município com relação a projetos de criação de escolinhas de futebol, pois são vários adolescentes e jovens no município, que estão à expostas à criminalidade e ao tráfico de drogas, mas na prática, são apenas propostas que não saem do papel.

É interessante notar que o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia possui um projeto bem interessante, que promove o incentivo ao esporte e serviços comunitários, por meio do benefício oriundos de penas pecuniária que atendem instituições que realizam trabalhos sociais. As instituições tomam conhecimentos de editais que oferecem cadastramento e posteriormente caso sejam aprovadas, recebem o recurso solicitado.

A Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Vepema), que tem sede em Porto Velho, promove esse trabalho há muitos anos. Esse é apenas um exemplo institucional, de muitos outros, que o compromisso social tem o espaço garantido no segmento do Poder Judiciário de Rondônia.Portanto, o esporte é um vetor importante para o processo de inclusão social.

As experiências de milhares de pessoas que relatam que conseguiram mudar a realidade de suas vidas pela prática e o incentivo esportivo são exemplos de superação deixando para atrás o mundo do crime e das drogas. Porém, há de se dizer que ainda há uma grande lacuna por parte do Poder Público em relação a isso.

Sabemos que a cidade de Porto Velho, a cada dia se expande e a população vem aumentando, carecendo assim de investimentos sociais, isso quer dizer com a implementação de mais políticas públicas voltadas para regiões consideradas marginalizadas.

O olhar atencioso por parte das autoridades precisa ser posto em prática nesse aspecto, pois infelizmente, os mais vulneráveis para os problemas anteriormente citados são os jovens, que parecem estar se perdendo, ingressando cada vez mais no mundo do crime.

*É graduando do 7º período de Jornalismo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho – Uniron. Atualmente faz estágio no Tribunal de Justiça de Rondônia e integra a equipe da Agência Junior de Comunicação – Ucom, da Uniron.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com