Drone

Cuidados necessários ao voar com um drone

Com a popularização dos drones e o crescimento da necessidade em elaborar procedimentos para a segurança do vôo a ANAC estabeleceu regulamentações para esse tipo de equipamento.

Além dos conhecimentos teóricos existem detalhes que só a prática pode proporcionar, abaixo detalhei dicas práticas e teóricas para que você possa filmar e tirar fotos aéreas sem percalços.

Checklist

Elabore uma lista de checagem antes de levantar vôo, essa lista proporcionará com que o operador teste todos os comandos do drone em uma altura mínima, antes de levantar o equipamento.

Algumas dicas que podem ajudar nos procedimentos pré-vôo:

  • Bateria (checagem do travamento);
  • GPS (Verificar Home Point e a quantidade de satélites, analisar ainda a possível interferência nos sensores) ;
  • Calibragem (Verificar a necessidade de calibragem);
  • Comandos (girar o drone para os dois lados, levantar e descer o drone em altura mínima);
  • Colocar o celular em modo avião para evitar distrações.

ANAC

Para voar de forma regular o operador do drone deve ter o mesmo cadastrado dentro da plataforma do DECEA e registrar o horário e local de decolagem.

Alguns desses vôos podem ser realizados com o simples cadastro do plano de vôo (até 50 metros de altura), já outros devem aguardar a autorização (acima de 50 metros até 120 metros).

Se, eventualmente, alguma operação aérea for ocorrer no local o operador será avisado pelo DECEA em seu email ou telefone e será resguardado, com as devidas proporções, as eventuais falhas do equipamento, garantindo uma defesa eficaz junto aos órgãos.

Lembrando que o operador responde, independentemente de culpa, por dano causado pelo seu equipamento.

Vôos sobre pessoas

DJI MAVIC AIR

Embora amplamente praticados os vôos sobre pessoas em altura pequena não são permitidos. Tais vôos podem ocasionar danos irreversíveis e devem ser evitados pelo operador.

De acordo com a ANAC ao voar sobre pessoas a altura mínima do equipamento deve ser de 30 metros pois em caso de queda tal distância poderá proporcionar tempo suficiente para que as pessoas se ausentem do local de destino do equipamento.

Mantenha o drone sempre a vista

Vôo BVLOS (Não visados)

Os vôos BVLOS dependem de autorização prévia da ANAC, sendo que tais autorizações são consideradas excepcionais.

Vôo VLOS (Visados)

Os vôos VLOS ocorrem em até 120 metros de altura e o drone fica na linha visada do operador. Tais vôos precisam ser cadastrados no SISANT.

Exceções

Drones com até 250 Gramas são liberados para uso recreativo ou não independente de registro.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com