A inovação das transmissões na era digital
A mudança crescente nos meios de comunicação proporcionam a interação imediata entre as pessoas e os interlocutores. Na última década surgiram novos canais, novos personagens e a melhoria dos conteúdos de um modo jamais visto e mais do que isso proporcionaram o crescimento massivo do conteúdo sobre demanda.
A televisão até os anos 2000 era o único meio de acesso ao conteúdo diversificado, mas esse paradigma foi rompido por canais de mídia como o Youtube, Facebook e Netflix (em ordem cronológica).
São raras as empresas de comunicação que não enfrentam problemas ao comercializar mídia, considerando o alto custo e a crescente concorrência no setor que exige foco na inovação e constante melhoria na interação com o público.
Por outro lado a internet se mostra aliada à inovação e a crescente melhoria na velocidade, que chega a atingir facilmente até 240 Megas por um valor pequeno, velocidade inimaginável anteriormente, deságua no acesso a conteúdos 4K HDR entregando alta qualidade de cores e áudio digital.
A transformação do acesso ao conteúdo provocou a redução de custos para transmissão. Torres foram substituídas por conexões velozes, câmeras caras foram substituídas por câmeras DSLR e estúdios gigantes foram substituídos por ambientes virtuais com chroma key.
Conclui-se, portanto, que a inovação e democratização da mídia promoverá ainda, com maior intensidade, a melhoria nas comunicações e interatividade com os telespectadores. Essa característica que foi, por muito tempo, desconsiderada e ultrajada por grande parte dos conglomerados de telecomunicações.