Inovação

A Amazon e a inovação na logística nacional

A Amazon chegou ao Brasil operando com venda indireta (modelo marketplace) de forma tímida em 2017. Naquela época ofertava apenas alguns dos seus itens originários, a exemplo do Kindle e em 2018 o FireTV. Porém, aos poucos, a paixão pela nação tupiniquim cresceu e a renda do seu comércio eletrônico também.

Com isso, a Amazon reforçou seu interesse em atuar na venda direta, atacando fortemente o tempo desprendido para entrega. A companhia de Jeff Bezos se propôs ao impossível e tem colhido resultados incríveis se aproximando de parcerias que tendem a reduzir esse lapso. Uma delas ocorreu com a companhia aérea Azul, sendo que tal acordo garantiu a entrega em até dois dias úteis para Capitais.

Assim como nos Estados Unidos a gigante conta com um imenso centro de distribuição em nosso País. Tal CDD fica localizado em Cajamar/SP. Por sua localização devidamente planejada, a Amazon consegue entregar para a região mais populosa do País sem tornar sua entrega excessivamente onerosa. Lá nos Estados Unidos a empresa já conta com grande parte de sua entrega ocorrendo de forma robotizada, garantindo aos funcionários a agilidade e o conforto necessário na hora de procurar os itens.

Centro de Distribuição Amazon nos Estados Unidos

Com nossas dimensões continentais, o Brasil será um desafio em logística para o conglomerado norte-americano, considerando a disponibilização dos itens em locais afastados das metrópoles. Tal fato deverá demandar parceria com a única empresa presente em todos os municípios da federação: os Correios. Entretanto, com a reestruturação da empresa pública, que passa por melhoria nos índices de satisfação atestada no último ano, isso não deverá ser um problema.

A grandeza da multinacional e o interesse ao apostar em nossa nação demonstra que somos, verdadeiramente, um País promissor, mas que a distribuição com a falta de infraestrutura viária e a ausência de segurança nas estradas ainda é um item afastador de investimentos e, além disso, um problema difícil de ser superado. Resta agora crer que a atenção, a disponibilidade e o respeito ao cliente empregado lá fora será replicado aqui, caso tal afirmação seja positiva o consumidor terá grandes motivos para comemorar.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com