Aumento AbusivoCotidianoEconomia

Energia elétrica de Rondônia sobe e assusta os moradores

Nas redes sociais os consumidores que receberam suas novas contas do mês de janeiro demonstram insatisfação.

O preço da energia elétrica em Rondônia parece não refletir a geração de energia no Estado, representando um dos maiores valores do país. Apesar do Estado ter comportado, recentemente, os danos ambientais de duas construções de grande porte, as usinas pouco contribuíram para a população do Estado.

“As usinas de Santo Antônio e Jirau elevaram o desenvolvimento do Estado de São Paulo, destino da maior parte gerada na região amazônica, mas pouco entregou para nosso povo pobre e carente” salienta Renan Barbosa, Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

A tarifa atual foi fixada em aproximadamente R$ 0.80/KwH. Valor que impressiona até os consumidores de baixa renda, esses que são beneficiados por programas de descontos do Governo Federal.

Recentemente, aliás, a antiga CERON Eletrobrás foi privatizada, contudo no aumento percentual a rede distribuidora ficou com a menor fatia do aumento. A empresa estatal foi comprada por apenas R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), sendo que assumirá investimentos diluídos com a sua arrecadação no passar dos meses.

Parlamentares da região, a exemplo do Dep. Lúcio Mosquini (MDB), repudiaram o aumento, porém pouco conseguiram fazer até o momento. Resta saber se a ANEEL escutará o clamor desse povo, diante da escassa representatividade expressiva no Congresso Nacional.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com